top of page
  • Foto do escritorMárcia Moreno

Fotografia Gastronômica e como ela pode te ajudar




Existem 4 coisas que atraem e chamam a atenção das pessoas quando o assunto é comida: foto, sabor, cheiro e preço.


Saiba que a foto é um dos mais importantes elementos desse quarteto. De acordo com um levantamento feito pelo aplicativo 99Food, bares e restaurantes que publicam imagens de seus pratos na plataforma recebem cerca de 70% mais pedidos que os outros. O gerente sênior de marketing da 99Food, Raphael Dias, detalha que “é natural que o consumidor se sinta mais atraído pelo cardápio que tem uma linda foto do prato na tela”. Isso porque aparenta um pouco mais de profissionalismo por parte do restaurante.


"70% mais pedidos que os outros"


É muita coisa. Consegue se imaginar perdendo 70% das suas vendas nesse exato momento?



Restaurantes, food trucks, padarias, lanchonetes e muitos outros negócios podem ganhar grande visibilidade, atrair mais público e fechar mais vendas com boas fotos de seus pratos. Ao contrário, fotos mal feitas podem representar a diferença entre o sucesso nas vendas e o fracasso total; a vida ou a morte de seu negócio.


E é por isso que cada vez mais restaurantes e deliveries estão buscando profissionais especializados em fotos de comida para registrar seus produtos.


MAS O QUE É FOTOGRAFIA GASTRÔNOMICA



É muito mais do que só fotografar um prato qualquer ou tirar foto da comida que acabou de receber. É sobre transformar qualquer comida em algo irresistível, atraente e sedutor aos olhos do público.


Para isso, o fotógrafo tem que saber sobre cores, composição, texturas, ângulos, iluminação e entender do mercado para saber o que prende a atenção das pessoas. Saber transmitir sensação de frio, calor, cremoso, crocante por meio de uma fotografia vai muito além de uma simples foto.


NÃO É SÓ UMA FOTO DE COMIDA


É sobre influenciar na decisão do público pelo seu produto e não pelo do concorrente. É sobre gerar desejo e vontade de comer. É sobre se posicionar no mercado.



COMO ESCOLHER O MELHOR FOTÓGRAFO


Apesar de estar na lista de muitos interessados como número 1, o preço não é o fator principal.


Isso porque são muitas variáveis que interferem no resultado final. O primeiro de tudo é a experiência de mercado e clientes atendidos. Saber que o profissional já tem um tempo de carreira assegura, na maioria das vezes, que ele sabe criar fotos aprimoradas de vários tipos de alimentos e em vários estilos de fotografia. Saber quem foram ou quem são seus clientes também.


Sabe a prova social? Também é válida para escolha do profissional. Saber por meio de avaliações de outros clientes que ele é comprometido, profissional e que, de fato existe, traz segurança e confiança.


O que oferece. Só as fotos ou tem algo mais. Sabemos que em muitos casos as fotos, quando feitas no próprio restaurante, necessitam de produções de cenários porque o local não tem isso. Então fundos e bases para essas composições são essenciais. E se forem fotos para grandes formatos é praticamente impossível fazer essa produção sem acessórios de decoração, salvo se campanhas publicitárias.


Quer saber quanto custa uma sessão de fotos para o seu negócio? Clique aqui e saiba mais


Mesmo que seu negócio seja pequeno ou regional ter fotos profissionais vai ter posicionar melhor e trazer excelentes resultados. Sabia que quando os alimentos são melhor apresentados, os clientes são mais propensos a dar um alta nota de avaliação a respeito do sabor da comida, o cuidado no preparo e da experiência como um todo? Talvez seja por isso que os chefs gastem tanto tempo pensando na melhor forma de montar suas iguarias nos restaurantes.


O que acha de experimentar essa poderosa ferramenta de marketing?

Inspiração de Fotos de Comida















42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page