top of page
  • Foto do escritorMárcia Moreno

Como tirar boas fotos de comida? A iluminação.

Gosto sempre de trazer conteúdos eficazes para auxiliar você no dia a dia do seu negócio. Obviamente, assuntos sobre fotografia!


Dessa vez, vou fazer uma série de posts aqui no blog com dicas essenciais para você gerir bem as redes sociais da sua empresa. Serão 3 posts respectivamente sobre: Iluminação, montagem e enquadramento. Portanto, hoje falarei sobre a iluminação.



Atualmente, a tendência na fotografia gastronômica é mostrar o alimento na foto de forma mais natural possível. Desse modo, o consumidor final sabe o que esperar quando for receber o alimento e também entende a proposta da marca.


Sendo assim, é muito importante saber o que você quer passar: algo mais elegante? Despojado? Produto em um cenário? Em um fundo neutro? Somente o produto? Com pessoas?


Não se intimide em tirar um bom tempo antes do primeiro clique para montar o prato. Procure inspiração, faça testes e posicione tudo corretamente antes de pegar o celular para fotografar.


Não esqueça também de limpar a lente da câmera!


Iluminação


A luz é muito importante para a fotografia gastronômica, pois ela é responsável por mostrar a textura da comida e deixá-la mais apetitosa e real. Então, guarde essas dicas:


1. Utilize a luz natural;


2. Evite luzes fortes ou flash do celular;


O flash cria sombras fortes e brilhos intensos, podendo modificar as cores naturais da comida e deixar a foto estranha (mesmo que o prato seja muito delicioso e esteja bem montado).


3. Evite luzes azuladas e brancas para não deixar sua comida com aspecto artificial;


4. Iluminação de frente tende a deixar o alimento sem sombras e sem texturas. Logo, não é indicado utilizar esse tipo de luz;


5. Veja de onde a luz está vindo e tente usar isso a seu favor. Não faça sombra no prato com o seu corpo;


6. Iluminação lateral ou quase atrás do prato são muito indicadas, pois trazem naturalidade ao alimento através das texturas.



Gostou das dicas?


Quando utilizá-las para registrar as fotos dos pratos do seu cardápio me marca lá no Instagram porque eu quero ver, combinado?! Em breve vou trazer as dicas sobre como você pode fazer a montagem dos produtos para fotografá-los. Aguarde! <3



Marcia Moreno Fotografia

53 visualizações0 comentário
bottom of page