top of page
  • Foto do escritorMárcia Moreno

FIDELIZAR O CLIENTE OU ENTREGAR EXPERIÊNCIAS?

O que é fidelizar o cliente? Consiste em garantir que, após viver uma experiência positiva no seu negócio, o consumidor a coloque na lista de favoritas e volte a fazer negócios com ela sempre que possível.



A experiência do consumidor vai além do que ele compra do seu negócio.


Vai desde o que ele viu sobre seu restaurante na rua ou internet, passando pelo atendimento dos garçons, balconistas ou atendimento telefônico, tempo de espera para recebimento do prato, habilidade de resolver imprevistos e problemas, canais de atendimento e pós atendimento até a famosa indicação boca a boca. Prestar um bom serviço em todas as etapas é extremamente importante para fidelizar clientes antigos e atrair novos consumidores. São as experiências boas que fazem o cliente voltar!


MAS COMO FIDELIZAR CLIENTES EM TEMPOS DE ALTÍSSIMA CONCORRÊNCIA?



Começando pelo atendimento


O que mais afasta os clientes é, de longe, o mau atendimento. Ser recebido de cara feia ou fechada, demonstrando insatisfação e má vontade, não respondendo as perguntas deixa qualquer um revoltado. E por isso vão embora e fazem propaganda negativa da sua empresa. Atenda o seu cliente da melhor forma que você gostaria de ser atendido. Com certeza, as chances dele voltar serão muito maiores.


Não minta para o cliente só para agradá-lo


Não ofereça aquilo que não pode entregar e saiba dizer não quando necessário. Dessa forma, você ira gerar confiança e respeito junto ao seu cliente.


Tenha um canal aberto de fácil comunicação


Se o seu cliente tem um problema, sugestão ou elogio e quer entrar em contato com você, como é feito? Ele conseguirá conversar facilmente com alguém ou ficará no looping eterno do chatbot? Emails, mensagens nas redes sociais ou whastapp são atendidos ou ignorados?



Clientes adoram novidades. Eles anseiam por isso e empresas que estão em constante atualização da sua imagem tendem a ficar por mais tempo na memória dos consumidores.


Uma forma de manter essa atualização é investindo em fotos dos produtos ou serviços que oferecem. Não só do produto em si mas também humanizando esses itens. Mostrando experiências de consumo.


Levando para a área de alimentação esse conceito funciona perfeitamente bem. Ver pessoas felizes comendo nos traz conforto e nos leva a crer que também seremos felizes naquela mesma condição. Por isso, imprimir essas sensação por meio de fotos bem produzidas é tão importante e relevante.


Veja algumas fotos que fiz para uma campanha de restaurante japonês e outra de água de coco.







E sempre vale a pena lembrar: clientes fidelizados e satisfeitos indicam a marca trazendo novos clientes. Eles compram novamente e compram em maior quantidade.




Marcia Moreno Fotografia



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page